Você sabe o que são essas duas doenças, como são transmitidas, prognóstico e como o teste é feito?

Estas são duas retroviroses que podem acometer os felinos, a FIV se assemelha ao HIV, o gato pode ficar assintomático por diversos anos e só depois apresentar sinais de queda da imunidade através de doenças oportunistas que seriam mais brandas em animais imunocompetentes. A FeLV é o vírus da leucemia felina e é mais grave. Apesar do nome, nem sempre a manifestação clínica e laboratorial será de leucemia, quando a doença se manifesta pode ser na forma de uma anemia, ou pelo desenvolvimento de tumores, geralmente linfomas em animais bastante jovens.

A FIV é geralmente transmitida através de brigas (arranhadura e mordidas) e a FeLV através de lambedura, é conhecida como doença do gato amigo, que dá banho no outro.

Ambas as doenças não tem cura, apenas controle sintomático.

Porque então é importante testar meu gato?

Bom, geralmente donos de gatos não tem só um gato, certo? Se você tem um positivo e um negativo? O melhor a ser feito é separar. E se seu gato sai de casa pra passear? Há uma vacina que protege contra a FeLV, a eficácia gira em torno dos 80%, mas para gatos ‘outdoor’ (que saem de casa) ela é recomendadíssima, pois no Brasil há uma prevalência alta do vírus.

E o teste?

Ele é um teste rápido para as 2 retroviroses. Há como realizar a coleta em casa e o resultado sai em torno de 10 minutos! E se eu vacinar meu gato com a quíntupla sem testar, interfere no teste? NÃO. O teste detecta antígenos da FeLV e a vacina utiliza anticorpos. Então posso vacinar antes de testar? Não é o ideal, mas se seu gato tem risco de se contaminar (consulte a veterinária a respeito do risco) a vacina pode ser recomendada, e o teste poderá ser realizado depois.

Valores para testes FIV/FELV

Aplicação do teste e resultados para:
1 gato 200 reais
2 gatos 360 reais

Agende seu exame