A coisa mais comum do mundo na clínica é ouvir donos de gatos falando que seus gatos vomitam, mas ‘normal’. “Comeu muito rápido”, “comeu demais”, “ah, mas é só uma vez por semana”, “só bola de pêlo”.

Vou contar uma coisa pra vocês:

Vômitos NÃO são normais e podem indicar doenças.

Não há um único diagnóstico simples para vômitos em gatos. “Dra, meu gato está vomitando, o que pode ser?” Há uma série de diagnósticos diferenciais e tudo vai depender da clínica, idade e de exames complementares.

Gatinhos jovens podem vomitar por verminose, corpos estranhos (quando ele ingere algo não alimentar!), doenças congênitas de malformação, hereditárias / genéticas e muitas outras.

Gatos mais velhos podem vomitar por doença renal, doenças endócrinas, pancreatite, doença em trato grasto-intestinal, e outras.

Quando é NORMAL o gato vomitar?

Segundo pesquisa, gatos de pêlos curtos vomitam bolas de pêlo numa frequencia normal de DUAS vezes por ANO.

Gatos de pêlos longos devem sempre ser escovados, e às vezes a tosa higiência deverá ser realizada, para evitar uma grande ingestão de pêlos.

Bolas de pêlos PODEM causar obstrução do TGI!

Portanto cuidem dos pêlos dos seus gatos, escovem e tosem os mais peludos. E levem-os para um check-up sempre que acontecer qualquer alteração.

A reidratação é imprescindível em casos de muitos vômitos e para isso, às vezes a internação é necessária. Em outros, a reidratação poderá ser realizada em casa.

Nunca realize procedimentos sem conhecimento, sempre consulte uma médica veterinária.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *