Soltando muitos pelos

Muitos tutores me perguntam se o gatinho está soltando pelos demais. Eles tem uma troca de pelagem natural quando a temperatura muda. Além disso, sempre os donos de gatos reparam mais nos pelos quando levam-no a alguma clínica para consulta, quando colocam o bichinho em cima da mesa e veem a quantidade de pelos que fica. No estresse eles podem soltar um pouco mais também, a depender da manipulação, etc e se o gatinho é escovado ou não, pode ser mais ainda.

Solução? Troca de temperatura não tem o que fazer, o que é possível é escova-lo mais para que os pelos ‘velhos’ saiam e não se espalhem tanto pela casa, e sim sejam retirados pela escova. Escolham uma escova que achem confortável para o gato, ok? Tem algumas que machucam. Quanto mais escovarem, melhor.

Problema? Se tiver alguma lesão, machucado, casquinha, nódulo na pele ou mudança de comportamento, como por exemplo ficar mais quieto e/ou diminuir apetite, agende uma consulta ou leve-o a uma clinica 24h.

Comprimento da pelagem e tosa

Gatos de pelos curtos vomitam no MÁXIMO duas vezes ao ano, isso é o considerado normal. Não é normal gatinhos vomitarem, não. Agendem uma consulta quando vômitos acontecerem. Gatos de pelos longos podem vomitar mais, o ideal é tosa-los, especialmente no verão. NUNCA tosem o rabo todo, pois ele pode se auto mutilar. Se levar a um pet, não peçam banho, só tosem. Peçam a tosa higiênica no inverno e a tosa leãozinho no verão (só fica peludo nas patas, ponta da cauda e na cabeça). Seu gato com certeza se sentirá mais confortável. E lembre-se: o conforto é mais importante que a estética, ele não fica se olhando no espelho e vendo se a ‘pelanquinha’ ta maior, como humanos que não tem amor próprio verdadeiro.

Vômitos não tem uma causa só, é necessário pesquisar muito com exames de sangue e de imagem além do exame físico!

Gatos de pelos longos devem ser escovados no mínimo 1 vez na semana. Quanto mais frequente a escovação, mais fácil ela será e melhor o gato se acostuma.

Então, é ESSENCIAL que estes tenham uma boa escova.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *