Urinar é um comportamento natural dos felinos. A urina possui feromônios que deixam uma marcação sensorial, detectado pelos gatos pelo órgão de Jacobsen (fica atrás dos dentes incisivos superiores), e podemos reparar quando o gato o está utilizando pelo ‘reflexo de flehmen’ (aquela boquinha aberta depois de cheirar ou lamber algo). Tem uns videos divertidos com cavalos e gatinhos na internet manifestando este reflexo.

Porque o meu gato urina fora da caixa?

  1. Ele pode não ser castrado e está realizando sua marcação de território para que outros gatos não invadam seu espaço.
  2. Pode haver cheiro de outros gatos na vizinhança que o está deixando inseguro, especialmente se os gatos da vizinhança não são castrados e urinam próximo as janelas e portas da casa do gato que mora com você.
  3. Há um gato novo na própria casa que está causando insegurança no gato que está urinando fora do lugar. Ir a caixa de areia pode significar ter que confrontar o gatinho novo ou até mesmo apanhar no caminho ou dentro da caixa.
  4. Ansiedade de separação com o dono. Você não tem uma rotina fixa e seu gatinho urina sobre a sua cama assim que você sai ou alguns dias após sua viagem.
  5. Incontinência urinária. Ele é idoso e não consegue mais controlar a urina adequadamente ou sofreu um trauma na coluna e teve lesão do nervo que controla os esfincteres.
  6. Outras causas diversas.

Brigar NÃO resolve

Não se esqueça: quem interferiu na natureza do gato foi o ser humano. Para ele alguns comportamentos são naturais. Você que os vê como comportamentos ruins. Castrar é um ato de amor e cuidado, sim! Tendo em vista que ele não está na selva e que não precisa marcar território para evitar que outros gatos o invadam, o melhor é castrar. Diminui o estresse, diminui a chance de marcação de território, diminui a chance de alguns tumores.

E PARA de brigar com o coitado do gato!

O que resolve?

Dê SEGURANÇA ao seu gato. Ele precisa confiar em você, precisa se sentir seguro no próprio ambiente, se tiver outros gatos ele precisa de rotas de fuga e mais de uma caixa de areia próxima. O gato não vai ver o apartamento como um apartamento nunca, para ele, ainda é uma selva, com desafios e predadores e presas no caminho. Facilite o acesso a caixa de areia!

A caixa de areia e tipo de granulado devem ser o que SEU gato preferir. Descobre-se apenas testando qual a melhor.

Tenha uma ROTINA com o gato, brinque com ele, não faça com que ele pense que você não vai voltar mais. Com uma rotina, ele ficará mais seguro e confiará mais em você.

Gatos são animais solitários e territorialistas. Não invente de colocar vários juntos, vai dar problema! Imaginou você no BBB dos gatos? Um monte de gente chata que você é obrigado a conviver sem ter pra onde fugir? Tenso né? Pois é. Se coloque no lugar para compreender e procure conhecer mais sobre o comportamento natural deles.

Gatastê procês!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *