Corpos estranhos são comuns em gatos

Eles tem hábito de caça e brincam com diversos objetos que podem ser acidentalmente ingeridos.

Os mais comuns são os corpos estranhos lineares

Barbantes, linha de pesca, costura, fitas, e por aí vai.

O que acontece quando meu gato ingere algo assim?

Sabem aquelas roupas que tem uma cordinha? Capuz de moletom? O que acontece quando você puxa a cordinha? Ela enruga a parte da roupa em que passa e a roupa faz um ‘zigue-zague’, não? Isso é o que acontece o trato gastro intestinal do seu gato, chama-se plicatura intestinal.

Com os movimentos peristálticos, isso vai aumentando, e pode até mesmo romper uma parte do intestino e causar uma peritonite grave.

Os sinais podem ser: vômitos, inapetência, dor, prostração, desidratação. Alguns serão percebidos mais facilmente por uma médica veterinária, portanto, leve-o a um hospital. Exames complementares de imagem podem ser necessários.

O que fazer se o meu gato ingerir uma linha?

Leve-o a um hospital! Se você achar uma linha presa debaixo da língua do seu gato: CORTE-A, não puxe, ou leve para que um profissional o faça. Lembre-se do que acontece com a cordinha no capuz, se a linha for puxada pode machucar ou romper parte do TGI do seu gato!

Essa situação é urgente, portanto, não perca tempo, leve-o ao hospital veterinário mais próximo.

Prevenção

Não deixe linhas próximas ao seu gato sem supervisão. Se ele gosta de brincar com elas, apenas o faça enquanto observa ele O TEMPO TODO. Basta virar as costas pra que ele consiga engolir. Guarde sempre a fita / linha depois que terminar de brincar com ele.

Se há um ateliê de costura na casa, mantenha o local trancado, sem que o seu bichano possa ter acesso.

Lixeiras sempre bem fechadas. Cuidado com barbantes que vem em alguns progutos cárneos, como linguiças, pois o cheiro pode ser muito atrativo.

Outros tipos de corpos estranhos também podem ocorrer, como sacolas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *